A obra “O Livro da Cerveja” foi apresentada ao público baiano durante o Bahia Beer, festival de cerveja de Alagoinhas. O lançamento foi feito durante a palestra da autora do livro, Francesca Sanci, que participou dos workshops que ocorreram no Espaço Conhecimento, pavilhão do festival dedicado à educação.
Escrito em co-autoria com Alexandre Lucas e Renata Steffen, “O Livro da Cerveja”, publicado pela editora Intríseca, é um guia completo sobre a bebida mais amada do Brasil, trazendo uma variedade de informações de forma lúdica, com ilustrações e infográficos.
Francesca Sanci é sommelière de cervejas e especialista em harmonização. Com experiência de mais de 10 anos, tem especialização no segmento de gastronomia, vinhos e destilados. Também atua como juíza internacional de concursos cervejeiros e é professora da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio.
No Bahia Beer, a sommelière apresentou a palestra “Harmonização de cervejas: como combinar comidas e cervejas para uma experiência fantástica e como aproveitar a sua cerveja da melhor forma”. Houve também um momento para que a autora autografasse os exemplares do livro.
Para Francesca, que percorre diversos eventos ensinando sobre o universo da cerveja, é importante permitir que as pessoas tenham acesso à educação cervejeira. Ela ressaltou que no Bahia Beer, as pessoas puderam se divertir, mas também voltaram pra casa com algum conhecimento e contato com profissionais de referência no setor.
“Eu vou a muitos eventos cervejeiros, mas até hoje nenhum deles incluiu tantas atividades como as que eu vi aqui. Achei isso fantástico, porque une educação, saúde, concursos, estímulo à gastronomia, produtores locais, workshops etc. Eu quero estar aqui ano que vem, porque tenho certeza que será ainda melhor”, avalia Sanci.
No Espaço Conhecimento, especialistas e educadores dividiram com o público novidades, desafios e oportunidades do mercado e da produção no universo cervejeiro e da gastronomia. Uma grande oportunidade para que produtores artesanais, apreciadores da bebida e interessados no assunto tivessem contato com grandes experts no tema “cerveja”, dispostos a ensinar e inspirar.
Fotos: Joan Souza e Divulgação